Como desenvolver o planejamento de marketing digital dos conteúdos do seu meio de hospedagem

Começar um planejamento de marketing digital para meios de hospedagem com todos os conteúdos é uma tarefa complicada, principalmente quando visamos períodos mais longos, como um ano completo. Por outro lado, muitos resorts, hotéis e pousadas que trabalham com o marketing em sua operação não fazem um planejamento, e saiba que isso é um grande erro. 

Estar preparado com todas as estratégias e ações em um documento, faz toda a diferença para quem quer alcançar resultados reais com campanhas digitais. Pode confiar quando falamos isso! 

Exatamente por isso, hoje trouxemos um conteúdo especial com todas as dicas necessárias para montar um planejamento de marketing digital para a hotelaria. 

Ficou curioso? Então acompanhe esse artigo até o final. Boa leitura. 

Quais as vantagens de fazer um planejamento de marketing digital para hotelaria? 

Resorts, hotéis e pousadas que querem atingir o sucesso em suas campanhas de marketing precisam de um planejamento bem estruturado!  

No geral, ao contar com um plano de marketing digital para hotelaria, você terá uma visão antecipada de tudo o que será produzido e executado pela sua empresa em um determinado período de tempo. 

Com isso, a previsibilidade das ações é muito maior, conseguindo desde antes da produção de uma campanha, encontrar eventuais erros, entender claramente o que será necessário para a veiculação e estabelecer metas para acompanhar e garantir o sucesso da ação.  

Não podemos nos esquecer de que um planejamento é organização. Com isso, os processos de marketing do seu meio de hospedagem ficam organizados para qualquer membro da sua equipe consultar e tirar dúvidas sobre uma ação específica, já que tudo já estará documentado.

Como começar meu planejamento? 

O primeiro passo para começar o seu próprio planejamento é ter um documento de base, pode ser até mesmo em um caderno ou quadro, mas recomendamos que tudo seja feito de maneira digital, em um documento de Excel, por exemplo. Dessa maneira será mais simples de compartilhar com toda a equipe. 

Após isso, defina quais são as datas importantes para trabalhar em seu planejamento de marketing digital hoteleiro, inclusive, levando em consideração os anos passados, assim você consegue observar quais períodos tiveram boa taxa de ocupação e quais precisam da sua atenção para melhorar de acordo com o seu planejamento. 

Não se esqueça de incluir a sua equipe nesse processo, já que dessa forma, é mais fácil de juntar ideias de campanhas, pacotes e ações que estarão presentes no seu planejamento. 

A ferramenta perfeita para qualquer planejamento de marketing digital hoteleiro  

Já montou a sua tabela do Excel? Perfeito! Mas nós sabemos bem como é começar um planejamento do zero. Pensando nisso, temos uma recomendação especial de material para quem vai começar agora o seu planejamento de marketing hoteleiro e não sabe muito bem por onde iniciar. 

Com o Calendário de Marketing Hoteleiro da Tribuzana, você terá a sua disposição uma ferramenta com datas comemorativas, pacotes de hospedagem e início de divulgação de suas campanhas. 

Para acessá-lo é muito simples, basta clicar aqui e fazer o download agora mesmo. Ele é totalmente gratuito e é uma mão na roda para você tirar alguns insights e conquistar mais reservas! 

Defina a quantidade de materiais e periodicidade de cada um 

Seu documento de planejamento está pronto e você já tem um super Calendário de Marketing Hoteleiro, o próximo passo é definir a quantidade de materiais que irá produzir ao longo dos meses e a periodicidade de cada um. 

Aqui, a ideia é ter todas as estratégias e ações bem especificadas para que não reste nenhuma dúvida na etapa de execução. Mas como assim? Defina quantidade de materiais que serão produzidos, datas e horários de publicação, formato dos conteúdos, um título inicial com breve descrição, objetivo e para qual público/persona será escrito. 

Um breve exemplo: 10/05 – 11h – Postagem – Vídeo – Imagem aérea do hotel – Nessa postagem a ideia é ressaltar a localização privilegiada do hotel próximo ao centro da cidade – Famílias com crianças. 

É importante destacar que cada empresa pode adaptar esse formato para a sua própria realidade, inserindo informações que achem pertinentes para seu próprio planejamento. 

Para isso, é preciso estudar a sua persona. Conhecer o seu público é essencial por diversas razões, e na hora de fazer o planejamento não é diferente. Saber quais os hábitos de sua persona no ambiente digital, irá te ajudar a definir quantos blogs, posts em redes sociais e e-mails você irá produzir mensalmente, de acordo com a realidade de sua empresa. 

Em alguns casos, empresas optam por pelo menos um e-mail na semana, outras preferem enviar comunicações quinzenalmente. Tudo vai variar de acordo com a sua capacidade de produção e a necessidade do seu público por conteúdo. 

Hora de colocar a mão na massa 

Estamos progredindo muito bem e agora você já tem um número de materiais para produzir a cada mês, então que tal começar de uma vez por todas a organizar o seu planejamento? É importante ter em mente que você precisa ter materiais para cada etapa do funil de vendas e da jornada de compra do hóspede. 

Por isso, pense sempre em conteúdos para quem está considerando viajar, para aqueles que já escolheram o destino, e até para quem está em dúvida entre qual hospedagem escolher. Confira a seguir cada etapa que deve ser seguida para o sucesso de suas ações. 

Atração de visitantes: Blogs e redes sociais 

A atração é a primeira fase a ser levada em consideração, é aqui que o seu futuro hóspede irá conhecer o seu meio de hospedagem enquanto pesquisa sobre destinos para fazer a viagem dele. Vamos a um exemplo prático, o que você acha? 

O Fábio, nossa persona nesse caso, está decidido a viajar, por isso, começou a procurar sobre destinos de inverno e por acaso do destino encontrou um artigo no Google organicamente que foi escrito pelo seu hotel. 

Na verdade, não tem nada de acaso aqui, você estudou bem suas personas e começou a escrever artigos de acordo com as normas de SEO para ranquear seus blogs muito bem nos buscadores para ser facilmente encontrado. 

Fábio criou uma simpatia pelo seu hotel, já que você o ajudou a escolher o destino dele, e agora ele segue você nas redes sociais favoritas dele, para acompanhar mais sobre seus serviços enquanto não se decide onde ficará hospedado. 

Conversão de novos leads: Materiais ricos e landing pages 

Até aqui, você já atraiu um visitante, mas só isso não basta para nós, temos que seguir em frente e convencer o Fábio de que ele precisa saber mais sobre o destino. Por isso, com estratégias de anúncios pagos você fez um remarketing de um guia de viagem pelo Facebook Ads para o público que visitou algumas páginas de seu site. 

Esse guia nada mais é do que um material rico, como ele é do interesse da sua persona, a convenceu de clicar no anúncio e agora ele foi até uma página de conversão (landing page). Nessa página, você solicita informações básicas de contato para conhecer melhor esse visitante. 

Fábio então converte em sua landing page, deixando dados como e-mail, nome e intensões de viagem. Agora ele deixou de ser apenas um visitante, e passou a ser um lead da sua base de contatos. 

Relacionamento e fidelização: Utilize o e-mail marketing 

Agora como um lead, o Fábio está se preparando para a viagem dele, mas ainda não sabe muito como se organizar para as férias tão esperadas. Eis que seu hotel decide enviar um e-mail que já estava planejado para o Fábio com dicas para planejar uma viagem. 

O assunto estava chamando atenção, o tema era exatamente o que esse lead precisava e você também incluiu um botão ao final com uma chamada para fazer a reserva. Depois de se sentir seguro de que seu meio de hospedagem está ao seu lado, Fábio fez a sua reserva e já tá com a viagem marcada. Parabéns, trabalho concluído!! 

É claro que esse exemplo que demos é bastante simples, apenas para que você entenda todo o processo de planejamento das ações e execução. Na grande maioria das vezes é preciso muito mais do que apenas um e-mail para fechar uma reserva. O marketing hoteleiro consiste em estratégias que algumas vezes levam tempo para funcionar e precisam de correções eventuais. 

Acha que acabou por aí? Nada disso, ainda tem mais um passo a seguir. 

Demais ações que precisam ser relacionadas no seu planejamento 

Um relatório de marketing precisa estar especificamente marcado para ser feito em seu planejamento, pois dessa forma é possível encontrar pontos de melhoria nas campanhas que estão ativas. 

Os relatórios são ótimos para encontrar falhas nas estratégias. É melhor aprender com seus erros do que insistir neles, não é?

Observações importantes sobre o seu planejamento de marketing digital para hotelaria 

Gostaríamos de fazer uma observação referente a esse exemplo do Fábio: aqui detalhamos toda a estratégia de atração, conversão, relacionamento e venda que deve estar em seu planejamento, mas em seu documento é preciso detalhar cada e-mail que será enviado, postagem que será publicada, material rico escrito, landing page configurada… 

O planejamento funciona como um verdadeiro mapa, onde cada ação, por menor que seja, fique bem especificada para ser executada pelo seu time de marketing. 

Vale destacar também que um planejamento é mutável e adaptável. Caso ocorra algum imprevisto, revisite esse documento e veja se as ações planejadas ainda fazem sentido para a realidade do seu meio de hospedagem. Um grande exemplo disso foi o ano de 2020, onde tivemos o cenário da hotelaria mudando completamente em uma questão de meses.  

Em casos como esse, ou até mesmo em situações menos radicais, abra seu planejamento e leia cada uma das ações que foi pensada previamente, readequando para as necessidades atuais do seu negócio. 

Lembre-se: Planejamento de marketing digital deve ser feito com antecedência 

O último lembrete que deve ficar bastante claro para quem está começando agora a fazer um planejamento de marketing digital para hotelaria é ter antecedência! Se planejar com o máximo de antecedência possível faz toda a diferença para tirar as estratégias do papel e colocá-las para o mundo. 

Não deixe para fazer nada em cima da hora e com pressa. A organização e antecipação serão seus principais aliados, por isso, gostaríamos de relembrar que o Calendário de Marketing Hoteleiro da Tribuzana está disponível para ajudar meios de hospedagem que querem se planejar para os desafios que tem pela frente. 

Agradecemos a sua companhia até o final desse conteúdo que escrevemos com muito carinho. Agora é a sua vez de escrever, pelo menos um pouquinho, deixe aqui embaixo o seu comentário sobre esse tema! 

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