Nos últimos anos os programas de fidelidade se tornaram muito populares, e hoje já podemos ver eles aparecendo em diversos negócios, desde grandes lojas de departamentos, até em empresas menores, como barbearias e lanchonetes. Mas você sabia que o cashback para meios de hospedagem também é uma estratégia mais do que viável?
Esse tipo de ação tem se tornado muito comum entre resorts, hotéis e pousadas como uma solução para fidelizar novos hóspedes e reduzir o CAC e o LTV. Quer saber mais detalhes antes de implementar no seu negócio também para não ficar para trás? Então acompanhe esse conteúdo até o fim, que temos certeza de que vamos esclarecer suas dúvidas.
Boa leitura!
Qual a importância de fidelizar os clientes
Quem acompanha o blog da Tribuzana há algum tempo já deve ter visto um conteúdo completo sobre o tema que escrevemos, mas caso você seja novo ou simplesmente não tenha lido esse artigo ainda, é só clicar aqui e conferir todos os detalhes sobre a fidelização de hóspedes.
Basicamente, com essa estratégia você tem uma série de vantagens ligadas ao marketing e vendas do seu meio de hospedagem. Entre elas estão:
- Marketing boca a boca de indicação: hóspedes que conhecem a qualidade dos seus serviços e recomendam para outros viajantes interessados em ficar na sua empresa;
- Redução do Custo de Aquisição de Clientes: além de ter o marketing de indicação sendo feito, você economiza na aquisição de novas vendas, fazendo com que os clientes retornem e realizem novas reservas com você em futuras viagens;
- Aumento do Lifetime Value: com um hóspede retornando ao seu meio de hospedagem, ele passa mais tempo engajado com a sua empresa, gerando um retorno maior do que aqueles clientes que se hospedam apenas uma vez.
Deu para entender o porquê é tão importante investir na fidelização dos hóspedes, né!?
Cashback para meios de hospedagem: O que é?
Os programas de fidelidade ou cashback para meios de hospedagem funcionam como um clube de vantagens para clientes voltarem a reservar com você. Barbearias, por exemplo, trabalham muito bem essa necessidade de retorno com cartões de fidelidade, onde a cada corte de cabelo você ganha um selo, e ao completar o cartão, ganha um corte grátis ou serviço extra, por exemplo.
Normalmente, o que temos observado funcionar muito bem para a hotelaria é o cashback que retorna uma porcentagem do valor final da reserva para o uso de uma futura viagem. Quer um exemplo prático? Vamos lá: O hotel X oferece 5% de cashback nas reservas diretas, e a Maria realizou uma hospedagem onde o valor final foi R$ 3.500,00, ou seja, para uma segunda viagem ao hotel X, Maria tem direito a um desconto de R$ 175,00.
Assim como citado no exemplo da barbearia, também é possível oferecer um serviço adicional para a próxima hospedagem ao invés de um desconto no preço da compra, como um upgrade na categoria de acomodação ou até mesmo um adicional romântico para quem viaja em casal.
Isso, além de fazer com que o hóspede se sinta recompensado em realizar uma segunda reserva, melhora a experiência dele com o meio de hospedagem e cria uma impressão positiva.
Sem falar que em uma possível terceira viagem para o mesmo hotel, onde esse upgrade de categoria ou adicional romântico não estejam inclusos, pode fazer com que ele opte por pagar um pouco a mais para ter uma experiência ainda melhor, o que acarreta um aumento do ticket médio.
Um diferencial para o seu hotel
Como falamos lá no início do texto, o uso do cashback para meios de hospedagem é algo relativamente novo por aqui, por isso é tratado como um diferencial interessante de se implementar na operação do dia a dia.
Dessa maneira seu resort, hotel ou pousada tem um ponto positivo a mais do que um possível concorrente que não oferece esse clube de fidelidade, o que se faz muito relevante principalmente para aqueles hóspedes que costumam viajar mais vezes em um curto período de tempo.
Cashback como solução aos descontos
Já demos exemplos de como o cashback para meios de hospedagem pode ser implementado em formato de desconto ou com up-sell/cross-sell, porém há mais uma forma que essa estratégia de marketing e vendas pode ser usada dentro do cotidiano hoteleiro: nos pacotes de hospedagem.
Que tal criar um pacote para uma data comemorativa com um cashback um pouco maior do que você costuma oferecer aos hóspedes? Assim você deixa de lado os descontos para trazer uma vantagem muito atrativa para uma próxima viagem.
Digamos que seu meio de hospedagem ofereça 5% de cashback em reservas nos períodos de baixa, em datas comemorativas e feriados, é possível aumentar o valor do cashback para 15%. Dessa forma, você mantém um diferencial para os períodos de maior demanda e também traz um benefício que estimula as reservas para os momentos de menor procura.
Senso de comunidade com o cashback para meios de hospedagem
Para finalizar, gostaríamos de ressaltar um ponto muito importante por trás do cashback para meios de hospedagem, o senso de comunidade e conexão entre hóspede e hotel. Hoje em dia, os laços entre empresas e clientes se tornaram algo muito comum e um sentimento poderoso para ter uma base de compradores fiéis.
Por que não usar isso na hotelaria também? Criar uma conexão com seu hóspede com certeza não é uma tarefa fácil, mas ao trazer vantagens para que ele volte a reservar com você, uma experiência de viagem incrível e relacionamento ao longo de toda a história dele com o hotel, inclusive após o check-out, faz com que ele confie nos seus serviços, e queira voltar a passar alguns dias sob seus cuidados.
Agora que você já sabe como um programa para meios de hospedagem pode auxiliar sua empresa a fidelizar os hóspedes e gerar mais reservas diretas, entre em contato com a Tribuzana Marketing Hoteleiro e solicite um orçamento com nossa equipe.
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