Definir qual é a buyer persona ou público-alvo de uma empresa é um grande dilema do marketing digital. Conhecer seu cliente ideal é o caminho para direcionar o conteúdo que ele precisa para se convencer de que comprar seus produtos ou serviços é a melhor escolha que ele pode fazer.
Já o seu público-alvo é a base de todas as suas campanhas, e em quem você se inspira para a coletar as primeiras informações e dados na hora de criar as personas de sua empresa.
Pensando nisso, criamos esse conteúdo para você que ainda tem dúvidas em relação as personas e público-alvo de sua empresa. Para conhecer esses dois termos e implementá-los no seu negócio, já que isso sem dúvidas irá fazer toda a diferença em suas campanhas.
Público-alvo: o início de suas campanhas
O público-alvo é o primeiro passo a ser dado para planejar uma campanha de marketing. Ele nada mais é do que um amplo grupo definido pela empresa como sendo futuros consumidores do produto ou serviço oferecidos.
Para definir qual o seu público-alvo, é necessário ter informações básicas de seus clientes, como:
- Idade;
- Sexo;
- Formação;
- Profissão.
- Região
Um bom momento para utilizar seu público-alvo é na criação de um novo produto ou serviço, já que essa ferramenta é usada em fases mais iniciais, por exigir menos pesquisas. Outro bom momento para usar o público-alvo é na definição de quais canais que as campanhas serão divulgadas.
Um exemplo simples sobre o público-alvo de uma empresa: Homens, de 18 a 25, solteiros, com renda de até R$ 5 mil, que moram na região sul.
Buyer persona e o sucesso das ações de marketing
Diferente do público-alvo, a buyer persona contém mais informações sobre seu público. Isso quer dizer que ao definir sua persona, você trabalhará com um grupo mais específico e segmentado de clientes. Isso que permitirá entender melhor as dores e necessidades deles, para que você, com seu produto ou serviço, consiga atender às expectativas.
Sua buyer persona deve ser exemplificada como uma única pessoa, por isso que quando falamos das personas, dizemos que são perfis semi fictícios dos clientes ideais para a empresa. Além dos dados necessários para a definição do público-alvo, para criar uma persona é necessário informações mais específicas, como:
- Estilo de vida;
- Hábitos de compra;
- Critérios de decisão na hora da compra;
- Desafios;
- Frustrações.
- Desejos
Ao longo de suas ações de marketing e vendas, você pode lidar e trabalhar com diversas personas. O ideal é sempre que criar um novo perfil de buyer persona, analisar se esse perfil está representando uma quantia considerável de clientes que você quer atingir com suas campanhas.
Para exemplificar uma persona podemos utilizar: Beatriz Pinheiro, tem 16 anos, estudante de ensino médio, pretende se formar em química. Gosta de ler sobre tecnologia, seus principais critérios para concluir uma compra é a indicação de amigos e avaliações online. Quer comprar um celular novo, porém, sua principal frustração é o valor dos lançamentos de celulares que ultrapassam seu orçamento disponível.
Persona e público-alvo: Quais as diferenças?
A principal diferença entre esses dois termos é a amplitude com as informações que cada um trabalha. O público-alvo apresenta informações menos específicas de um grupo mais amplo de clientes, já a buyer persona é definida a partir de um aglomerado de informações específicas, que geram os perfis dos clientes ideais para sua empresa.
Outro diferencial entre esses conceitos é o uso de cada um. A buyer persona é utilizada para a maioria das campanhas de produtos e serviços onde já se tem conhecimento e informações dos clientes. Por outro lado, o público-alvo é mais utilizado para novas empresas que ainda estão estudando o mercado em que estão inseridas.
Uma pequena diferença, mas que também pode influenciar em suas campanhas e estratégias é o número de personas que você pode criar com suas informações. Geralmente, o público-alvo é único, enquanto suas personas podem ser definidas de acordo com os dados que você tem à disposição.
Vantagens de definir sua buyer persona
Entre as diversas vantagens de definir sua persona, os diferentes tipos de abordagem que você pode utilizar para alcançar seus clientes e os diferentes conteúdos que podem ser trabalhados são algumas delas. Com isso irá surgir esclarecimentos sobre os canais e formatos que devem ser utilizados.
Ao conhecer sua persona, outra grande vantagem é saber qual linguagem usar para cada uma. Já que assim fica mais fácil de ser entendida, e com isso, ajuda o engajamento e conversão de clientes.
A periodicidade dos e-mails e outros conteúdos e o melhor momento para ofertar seus produtos e serviços, também pode ser influenciada dependendo da persona. A dica aqui fica por conta dos testes: teste os melhores horários e dias da semana para disparar e-mails, conteúdos e ofertas, isso facilitará ainda mais o seu entendimento sobre seu público.
Quer saber mais sobre como aumentar suas vendas usando o WhatsApp? leia nosso post: 10 dicas de como vender mais pelo WhatsApp.
Hora de definir a buyer persona ideal para sua empresa
O principal método para a criação de uma persona é através do recolhimento de dados e informações de clientes que já compraram com você. Essa etapa pode ser realizada de diversas maneiras, ou através de sua equipe de vendas ou com questionários específicos para seu cliente.
Depois do recolhimento de dados, você separa as informações relevantes e estrutura de maneira em que você estará criando um personagem com base nos dados que você obteve. Outro passo bem importante da criação de uma buyer persona é compartilhar esse perfil com sua equipe, para que todos estejam cientes dos clientes com quem estão trabalhando.
É importante ter em mente que uma persona não pode ser criada do nada. É necessário toda uma base de informações para a criação do seu cliente ideal, por isso, fundamente bem sua persona com os dados de seus compradores como também do mercado em que você está situado.
Agora que você já sabe quais as diferenças entre a buyer persona e o público-alvo e aprendeu qual a importância para sua empresa de definir cada um desses recursos tão importantes. Leia nosso outro post sobre: Quanto investir em marketing digital? Tenho certeza que esse conteúdo será muito útil para você.