Blog para hotelaria: A importância do marketing de conteúdo  

Escrever um blog para hotelaria não é a tarefa mais fácil do mundo, porém nesse texto o nosso objetivo é exemplificar ao máximo e ajudar resorts, hotéis e pousadas a criarem conteúdos de qualidade para atrair ainda mais visitantes de maneira orgânica.  

Muitos hoteleiros que chegam até nós perguntam se realmente há a necessidade de investir recursos na criação desses artigos, afinal, por que não contratar uma ou duas campanhas a mais de anúncios ao invés de produzir conteúdos de blog, certo? Não podemos negar a relevância dos anúncios pagos, porém, ao escrever e publicar blogs, você abre uma porta para que novos possíveis clientes conheçam seu meio de hospedagem de uma forma mais ‘’natural’’.  

Quer saber mais sobre o papel de um bom blog para hotelaria e como começar a produzir os seus primeiros artigos? Então acompanhe esse conteúdo até o fim para saber mais sobre o tema.  

Boa leitura!  

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Blog para hotelaria: O que é o marketing de conteúdo e qual a importância?  

Se você ainda não sabe, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias que usamos aqui na Tribuzana com nossos clientes, por diversos canais, e isso inclui, os blogs. Ele nada mais é do que a criação de conteúdos relevantes para cada persona, com objetivo de fazer com que o visitante do site passe pelas etapas do funil de vendas e da jornada de compras.  

Vale ressaltar aqui, não saímos escrevendo sobre qualquer coisa que ‘’dá na telha’’, a ideia é encontrar os interesses do público do seu negócio e produzir os conteúdos com temas que vão ao encontro desses usuários.  

E quando vamos falar da importância de investir em marketing de conteúdo, principalmente dentro de um blog para hotelaria, podemos citar o aumento de visitas orgânicas (aqueles visitantes que nos acham através de pesquisas no Google), maior engajamento com a marca, redução no CAC, já que é um tipo de marketing mais barato de se produzir que os próprios anúncios pagos, criação de uma identificação entre usuário final e marca, entre tantos outros…  

Slow contente: Conheça o potencial e saiba como funciona  

Nós já falamos aqui no blog da Tribuzana sobre o slow content, lá no artigo sobre tendências do marketing hoteleiro de 2022, e apesar desse texto ter ressaltado estratégias para ficar de olho naquele ano, esse tipo de conteúdo ainda é bem atual e vamos falar o porquê.  

O slow content se adequa muito bem aos materiais ricos, como também aos blogs, já que se trata justamente de conteúdos mais extensos e detalhados.  

Apesar do nome ‘’slow’’, esse tipo de conteúdo não precisa ser lento ou tedioso, na verdade, o grande diferencial é que ele traga uma riqueza de informações para o leitor, principalmente aqueles que são mais curiosos e tem o perfil de ler artigos de blog.  

Com ele, o seu blog para hotelaria pode ser mais longo que o comum, trazendo textos com mais informações sobre os interesses do seu público, mas sempre escrevendo de uma maneira cativante e que faça o usuário continuar lendo até o fim.  

Sobre o que escrever em um blog para hotelaria e escolha das palavras-chave  

Se essa não é a primeira vez que você pesquisa sobre produção de blogs ou até mesmo ouviu falar por meio de outros canais, já deve estar familiarizado com as palavras-chave. Saiba que elas são as protagonistas na produção de um blog para hotelaria. Isso porque um conteúdo é todo redigido tendo como base uma palavra-chave principal e as secundárias.   

São elas que dão uma ideia inicial para o produtor do conteúdo se o artigo terá relevância dentro do Google ou não. É claro que quando falamos dos sites de busca, tudo é uma questão de entender ao máximo o algoritmo e tentar fazer com que os seus conteúdos alcancem as primeiras posições, e para isso é preciso saber como encontrar uma boa palavra-chave para o seu primeiro artigo.  

No geral, boas palavras-chave possuem um bom número de buscas dentro do seu nicho e uma baixa concorrência, isso quer dizer que terão muitos viajantes pesquisando sobre esse termo específico e poucos meios de hospedagem buscando as primeiras posições do Google por ele.  

Você pode usar plataformas como o SE Ranking, Uber Suggest ou Semrush, que dão detalhes sobre cada tipo de palavra-chave e são uma mão na roda dentro desse projeto de planejamento e definições.  

E por falar na definição do tema e uso de uma palavra-chave específica, temos dois caminhos que usamos no dia a dia e podem ser seguidos: Ou você encontra uma boa palavra-chave e define um tema em cima dela, ou pensa em um tema do interesse do seu público e encontra uma boa palavra-chave que faça sentido dentro do assunto.  

Aqui na Tribuzana, por exemplo, um dos nossos artigos mais acessados: 14 dicas de marketing hoteleiro, teve seu tema definido após encontrarmos essa palavra-chave, relevante para nossos leitores, e até mesmo já alcançou a tão buscada posição 0 do Google.   

Regras básicas de SEO e onde a palavra-chave precisa aparecer  

Agora você já sabe como encontrar uma boa palavra-chave, como definir o tema dos seus primeiros artigos, ou seja, a etapa de planejamento foi superada, então chegou a hora de pôr a mão na massa e iniciar, de fato, a produção dos seus primeiros conteúdos.  

Para isso, é preciso conhecer as regras mais básicas de SEO, as otimizações para mecanismos de busca, em outras palavras, configurações que precisam ser feitas dentro do conteúdo para que o Google veja com bons olhos o seu artigo e posicione bem ele nos resultados de pesquisa.  

E como dissemos anteriormente que as palavras-chave são as protagonistas dos blogs, separamos 5 locais que elas precisam estar para que o seu texto fique bem ranqueado. Ah, vale destacar que não incluímos na lista abaixo o corpo do texto, mas fica a dica de que é preciso utilizar as palavras-chave dentro do próprio conteúdo com moderação e naturalidade, sem que elas fiquem deslocadas.  

Título  

Pode parecer meio óbvio, e até é, se pararmos para pensar. O uso da palavra-chave no título é obrigatório para que o seu artigo alcance as primeiras posições, para isso, inclua ela de uma maneira clara, e de preferência no início do título H1.  

Subtítulos   

Nesse caso é um pouco mais complexo, é preciso utilizar o bom-senso para definir em quais subtítulos incluir as palavras-chave. No geral, o Google ranqueia melhor artigos que possuem separações dentro deles mesmos, como fizemos ao longo desse texto, utilizando diversos subtítulos H2 e H3, fazendo com que a leitura fique mais facilitada e dinâmica, e ele acaba ranqueando melhor ainda os conteúdos que possuem a palavra-chave dentro desses subtítulos.   

Por isso, dê preferência para inserir pelo menos duas ou três vezes a sua palavra-chave definida para cada 7 subtítulos usados, ou seja, caso tenha 14, tenha pelo menos 6 vezes a palavra-chave aparecendo.  

Introdução  

Há muitas opiniões em relação ao uso da palavra-chave na introdução, muitos falam que ela precisa, obrigatoriamente, aparecer antes do primeiro ‘ponto’, outros já dizem que isso não é algo obrigatório, mas o fato é que ela precisa constar no primeiro parágrafo do seu texto, de preferência, no início. 

Meta descrição  

A meta descrição é aquela descrição breve que aparece abaixo do título quando fazemos uma busca no Google, e nela precisamos sempre trazer a palavra-chave do conteúdo em questão, além de manter um número moderado de palavras (entre 130 e 150 caracteres) ao escrever essa descrição e montar uma chamada atrativa para conferir o conteúdo completo.  

Texto alternativo das imagens  

Por último, é bastante importante que nos textos alternativos das imagens internas do seu blog seja incluída a palavra-chave definida. Isso é fundamental não só pelo ranqueamento no Google, já que é dessa maneira que o algoritmo lê as imagens, como também por uma questão de inclusão de pessoas que possuem deficiências visuais usam funções de leitura automáticas do texto, porque é através dessa descrição que o sistema irá retratar a imagem utilizada.  

Como começar a publicar seus primeiros conteúdos  

Depois de tantas dicas, certamente está passando pela sua cabeça o quão complexo é planejar, escrever os textos, e isso que nem falamos sobre configurar e publicar os artigos de um blog para hotelaria. E quiser se aventurar por esse mundo da produção de conteúdo para o seu meio de hospedagem, sempre estimulamos os nossos leitores a colocarem em prática a escrita, inclusive temos outros textos publicados em nosso blog que podem ajudar – e muito – a dar esse primeiro passo.   

Mas caso você não tenha prática, não consiga dedicar tempo a essa função e não tenha algum membro da equipe interna do resort, hotel ou pousada que possa escrever seus artigos, saiba que a Tribuzana possui um serviço exclusivo de planejamento, produção, configuração e publicação apenas de artigos de blog.  

Dessa maneira conseguimos auxiliar meios de hospedagem a crescerem de maneira orgânica dentro do Google e conquistarem mais visitas para o site com um bom blog para hotelaria, dessa forma, alcançando mais reservas diretas de uma forma mais barata.  

Você confere todos os detalhes sobre essa e outras soluções que nossa agência oferece aqui mesmo em nosso site.  

Agora que você já sabe conheceu a importância de produzir um blog para hotelaria e conferiu as complexidades por trás desse poderoso canal de atração de visitantes, entre em contato com a Tribuzana Marketing Hoteleiro e saiba como nossa agência pode ajudar seu meio de hospedagem a entrar nesse mundo do marketing de conteúdo com o pé direito.   

Solicite um orçamento clicando aqui e o mais breve possível um de nossos especialistas entrará em contato com você para começar seu projeto conosco! 

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