Blog para hotelaria: A importância do marketing de conteúdo  

Escrever um blog para hotelaria não é a tarefa mais fácil do mundo, porém nesse texto o nosso objetivo é exemplificar ao máximo e ajudar resorts, hotéis e pousadas a criarem conteúdos de qualidade para atrair ainda mais visitantes de maneira orgânica.  

Muitos hoteleiros que chegam até nós perguntam se realmente há a necessidade de investir recursos na criação desses artigos, afinal, por que não contratar uma ou duas campanhas a mais de anúncios ao invés de produzir conteúdos de blog, certo? Não podemos negar a relevância dos anúncios pagos, porém, ao escrever e publicar blogs, você abre uma porta para que novos possíveis clientes conheçam seu meio de hospedagem de uma forma mais ‘’natural’’.  

Quer saber mais sobre o papel de um bom blog para hotelaria e como começar a produzir os seus primeiros artigos? Então acompanhe esse conteúdo até o fim para saber mais sobre o tema.  

Boa leitura!  

Solicite um orçamento com a Tribuzana Marketing Hoteleiro

Blog para hotelaria: O que é o marketing de conteúdo e qual a importância?  

Se você ainda não sabe, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias que usamos aqui na Tribuzana com nossos clientes, por diversos canais, e isso inclui, os blogs. Ele nada mais é do que a criação de conteúdos relevantes para cada persona, com objetivo de fazer com que o visitante do site passe pelas etapas do funil de vendas e da jornada de compras.  

Vale ressaltar aqui, não saímos escrevendo sobre qualquer coisa que ‘’dá na telha’’, a ideia é encontrar os interesses do público do seu negócio e produzir os conteúdos com temas que vão ao encontro desses usuários.  

E quando vamos falar da importância de investir em marketing de conteúdo, principalmente dentro de um blog para hotelaria, podemos citar o aumento de visitas orgânicas (aqueles visitantes que nos acham através de pesquisas no Google), maior engajamento com a marca, redução no CAC, já que é um tipo de marketing mais barato de se produzir que os próprios anúncios pagos, criação de uma identificação entre usuário final e marca, entre tantos outros…  

Slow contente: Conheça o potencial e saiba como funciona  

Nós já falamos aqui no blog da Tribuzana sobre o slow content, lá no artigo sobre tendências do marketing hoteleiro de 2022, e apesar desse texto ter ressaltado estratégias para ficar de olho naquele ano, esse tipo de conteúdo ainda é bem atual e vamos falar o porquê.  

O slow content se adequa muito bem aos materiais ricos, como também aos blogs, já que se trata justamente de conteúdos mais extensos e detalhados.  

Apesar do nome ‘’slow’’, esse tipo de conteúdo não precisa ser lento ou tedioso, na verdade, o grande diferencial é que ele traga uma riqueza de informações para o leitor, principalmente aqueles que são mais curiosos e tem o perfil de ler artigos de blog.  

Com ele, o seu blog para hotelaria pode ser mais longo que o comum, trazendo textos com mais informações sobre os interesses do seu público, mas sempre escrevendo de uma maneira cativante e que faça o usuário continuar lendo até o fim.  

Sobre o que escrever em um blog para hotelaria e escolha das palavras-chave  

Se essa não é a primeira vez que você pesquisa sobre produção de blogs ou até mesmo ouviu falar por meio de outros canais, já deve estar familiarizado com as palavras-chave. Saiba que elas são as protagonistas na produção de um blog para hotelaria. Isso porque um conteúdo é todo redigido tendo como base uma palavra-chave principal e as secundárias.   

São elas que dão uma ideia inicial para o produtor do conteúdo se o artigo terá relevância dentro do Google ou não. É claro que quando falamos dos sites de busca, tudo é uma questão de entender ao máximo o algoritmo e tentar fazer com que os seus conteúdos alcancem as primeiras posições, e para isso é preciso saber como encontrar uma boa palavra-chave para o seu primeiro artigo.  

No geral, boas palavras-chave possuem um bom número de buscas dentro do seu nicho e uma baixa concorrência, isso quer dizer que terão muitos viajantes pesquisando sobre esse termo específico e poucos meios de hospedagem buscando as primeiras posições do Google por ele.  

Você pode usar plataformas como o SE Ranking, Uber Suggest ou Semrush, que dão detalhes sobre cada tipo de palavra-chave e são uma mão na roda dentro desse projeto de planejamento e definições.  

E por falar na definição do tema e uso de uma palavra-chave específica, temos dois caminhos que usamos no dia a dia e podem ser seguidos: Ou você encontra uma boa palavra-chave e define um tema em cima dela, ou pensa em um tema do interesse do seu público e encontra uma boa palavra-chave que faça sentido dentro do assunto.  

Aqui na Tribuzana, por exemplo, um dos nossos artigos mais acessados: 14 dicas de marketing hoteleiro, teve seu tema definido após encontrarmos essa palavra-chave, relevante para nossos leitores, e até mesmo já alcançou a tão buscada posição 0 do Google.   

Regras básicas de SEO e onde a palavra-chave precisa aparecer  

Agora você já sabe como encontrar uma boa palavra-chave, como definir o tema dos seus primeiros artigos, ou seja, a etapa de planejamento foi superada, então chegou a hora de pôr a mão na massa e iniciar, de fato, a produção dos seus primeiros conteúdos.  

Para isso, é preciso conhecer as regras mais básicas de SEO, as otimizações para mecanismos de busca, em outras palavras, configurações que precisam ser feitas dentro do conteúdo para que o Google veja com bons olhos o seu artigo e posicione bem ele nos resultados de pesquisa.  

E como dissemos anteriormente que as palavras-chave são as protagonistas dos blogs, separamos 5 locais que elas precisam estar para que o seu texto fique bem ranqueado. Ah, vale destacar que não incluímos na lista abaixo o corpo do texto, mas fica a dica de que é preciso utilizar as palavras-chave dentro do próprio conteúdo com moderação e naturalidade, sem que elas fiquem deslocadas.  

Título  

Pode parecer meio óbvio, e até é, se pararmos para pensar. O uso da palavra-chave no título é obrigatório para que o seu artigo alcance as primeiras posições, para isso, inclua ela de uma maneira clara, e de preferência no início do título H1.  

Subtítulos   

Nesse caso é um pouco mais complexo, é preciso utilizar o bom-senso para definir em quais subtítulos incluir as palavras-chave. No geral, o Google ranqueia melhor artigos que possuem separações dentro deles mesmos, como fizemos ao longo desse texto, utilizando diversos subtítulos H2 e H3, fazendo com que a leitura fique mais facilitada e dinâmica, e ele acaba ranqueando melhor ainda os conteúdos que possuem a palavra-chave dentro desses subtítulos.   

Por isso, dê preferência para inserir pelo menos duas ou três vezes a sua palavra-chave definida para cada 7 subtítulos usados, ou seja, caso tenha 14, tenha pelo menos 6 vezes a palavra-chave aparecendo.  

Introdução  

Há muitas opiniões em relação ao uso da palavra-chave na introdução, muitos falam que ela precisa, obrigatoriamente, aparecer antes do primeiro ‘ponto’, outros já dizem que isso não é algo obrigatório, mas o fato é que ela precisa constar no primeiro parágrafo do seu texto, de preferência, no início. 

Meta descrição  

A meta descrição é aquela descrição breve que aparece abaixo do título quando fazemos uma busca no Google, e nela precisamos sempre trazer a palavra-chave do conteúdo em questão, além de manter um número moderado de palavras (entre 130 e 150 caracteres) ao escrever essa descrição e montar uma chamada atrativa para conferir o conteúdo completo.  

Texto alternativo das imagens  

Por último, é bastante importante que nos textos alternativos das imagens internas do seu blog seja incluída a palavra-chave definida. Isso é fundamental não só pelo ranqueamento no Google, já que é dessa maneira que o algoritmo lê as imagens, como também por uma questão de inclusão de pessoas que possuem deficiências visuais usam funções de leitura automáticas do texto, porque é através dessa descrição que o sistema irá retratar a imagem utilizada.  

Como começar a publicar seus primeiros conteúdos  

Depois de tantas dicas, certamente está passando pela sua cabeça o quão complexo é planejar, escrever os textos, e isso que nem falamos sobre configurar e publicar os artigos de um blog para hotelaria. E quiser se aventurar por esse mundo da produção de conteúdo para o seu meio de hospedagem, sempre estimulamos os nossos leitores a colocarem em prática a escrita, inclusive temos outros textos publicados em nosso blog que podem ajudar – e muito – a dar esse primeiro passo.   

Mas caso você não tenha prática, não consiga dedicar tempo a essa função e não tenha algum membro da equipe interna do resort, hotel ou pousada que possa escrever seus artigos, saiba que a Tribuzana possui um serviço exclusivo de planejamento, produção, configuração e publicação apenas de artigos de blog.  

Dessa maneira conseguimos auxiliar meios de hospedagem a crescerem de maneira orgânica dentro do Google e conquistarem mais visitas para o site com um bom blog para hotelaria, dessa forma, alcançando mais reservas diretas de uma forma mais barata.  

Você confere todos os detalhes sobre essa e outras soluções que nossa agência oferece aqui mesmo em nosso site.  

Agora que você já sabe conheceu a importância de produzir um blog para hotelaria e conferiu as complexidades por trás desse poderoso canal de atração de visitantes, entre em contato com a Tribuzana Marketing Hoteleiro e saiba como nossa agência pode ajudar seu meio de hospedagem a entrar nesse mundo do marketing de conteúdo com o pé direito.   

Solicite um orçamento clicando aqui e o mais breve possível um de nossos especialistas entrará em contato com você para começar seu projeto conosco! 

Materiais hoteleiros

Conteúdos recentes

Atrair é se colocar em movimento

Atrair é se colocar em movimento

Na última edição da m+h, falamos muito sobre a "guerra por atenção" que existe no marketing digital atualmente. O ponto que queremos compartilhar com você, é que o grande diferencial de meio de hospedagem que atrai muitos hóspedes e possui clientes fiéis, está no...

É aqui que tudo começa: um papo sobre atração de hóspedes

É aqui que tudo começa: um papo sobre atração de hóspedes

Todo mundo está tentando atrair. Todas as hospedagens querem mais hóspedes e então uma "guerra por atenção" começa. Desde o momento em que o viajante pensa em começar a planejar sua próxima viagem é bombardeado por diversas opções.  E o incrível é: todas dizem...

O guia definitivo de anúncios para hotéis

O guia definitivo de anúncios para hotéis

Quando se trata de fazer anúncios para hotéis, é fundamental entender as diversas ferramentas e canais de publicidade disponíveis. É aí que entram o Google e Meta, dois gigantes da publicidade online que podem ajudar a aumentar a visibilidade do seu meio de...

Se inscreva em uma newsletter feita para a hotelaria!

Receba todos os meses no seu e-mail, repleta de dicas, reflexões e estratégias.

Confira outros conteúdos

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo e melhorando suas estratégias acessando outros conteúdos. Estamos constantemente adicionando novas publicações trazendo sempre estratégias práticas e novidades exclusivas para meios de hospedagem.

Conteúdos educativos
Logo Tribuzana Marketing Hoteleiro

Uma agência especialista em Marketing Hoteleiro com soluções completas para resorts, hotéis e pousadas conquistarem mais reservas diretas!

Tribuzana Marketing Hoteleiro Ltda
25.328.155/0001-82

Nossos serviços

Reserva Relâmpago

Inbound Marketing Standard

Seu site hoteleiro

Conteúdos para site hoteleiro

Análise completa do seu site hoteleiro

Blogposts para hotelaria

Seu hotel no Google

Materiais Gratuitos
Selo RD Station Platinum
Google Partner Selo
Selo Asksuite