Atrair é se colocar em movimento

Na última edição da m+h, falamos muito sobre a “guerra por atenção” que existe no marketing digital atualmente. O ponto que queremos compartilhar com você, é que o grande diferencial de meio de hospedagem que atrai muitos hóspedes e possui clientes fiéis, está no foco. 

É comum que, se você está começando sua operação ou está em um momento que precise de mais clientes, pense que a solução seja fazer uma promoção com um desconto chamativo. Certo, até pode funcionar, mas a pergunta é: por quanto tempo? 

Se sempre que você precisar de mais hóspedes a resposta for dar descontos cada vez maiores e chamativos, sua estratégia é insustentável. Meios de hospedagens consolidados estão preocupados em atrair não apenas através de descontos, mas utilizando estratégias sustentáveis de longo prazo. 

Eles buscam atingir o perfil de público ideal, participar da sua jornada e então reter através de relacionamento, já que é mais fácil (e barato) vender para quem já gosta e confia nos nossos serviços, não é mesmo? 

O segredo de ações sustentáveis 

Quando falamos sobre se colocar em movimento, não se trata de ser rápido ou ágil (que muitas vezes é necessário), mas ser consistente. Ao invés de olhar para o seu mapa de reservas e só fazer uma ação quando identificar uma baixa, comece a diversificar sua estratégia com ações de longo prazo. 

Você pode continuar dando descontos, mas em paralelo, garanta que o seu marketing tenha ações que irão gerar audiência ao longo do tempo. Diversifique. Combine ações de longo com curto prazo. 

Pode parecer complexo ou custoso no início, mas garantimos que faz a diferença. Sabemos que estamos em um mundo cada vez mais acelerado, mas isso não muda a eficiência de estratégias que precisam de tempo. 

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Certo, mas o que fazer? 

Como prometido, esse seria um material prático e agora, sim, chegamos ao momento em que trazemos dicas para você atrair mais hóspedes! Se você fez as lições da nossa última edição, já tem clareza sobre a maturidade da sua estratégia e as oportunidades que podem explorar. 

Mas, se você não recebeu, sem problemas, aproveite esse momento para entender o que mais faz sentido para o seu marketing. Como essa newsletter é feita para hoteleiros, independente do porte da hospedagem, decidimos explorar dicas que ajudem tanto quem está começando quanto quem já possui uma estratégia, mas está em busca de melhorar os seus resultados. 

Prepara as anotações e vamos lá! 

Dicas para quem está começando 

Para aqueles que estão dando os primeiros passos em busca de atrair mais hóspedes, iniciar sua presença online é um ótimo ponto de partida. Ou seja, você precisa estar onde o seu público está. Busque entender como o seu hóspede costuma planejar suas viagens e fazer pesquisas, por exemplo. 

Utilize ferramentas como o Google Meu Negócio, tenha um site bem estruturado e mantenha perfis ativos nas redes sociais, que são verdadeiros aliados nessa missão de atração. Vale também investir em ações mais rápidas, com retorno a curto prazo, como anúncios de atração, impulsionamento de posts e o uso do Google Ads para reservas diretas. Elas vão proporcionar um impulso inicial no reconhecimento e na visibilidade do seu hotel. 

Mas, como falamos anteriormente, é necessário também pensar no longo prazo e construir estratégias sustentáveis. Investir na produção de conteúdos como blogposts recorrentes, e-books, roteiros, guias e até mesmo criar vídeos bem produzidos do hotel e destino são iniciativas que vão fazer parte de toda a jornada do hóspede e trazer resultados ao longo do tempo. 

Agarre as oportunidades desse caminho:  

  • Hóspede sempre chama mais hóspedes. Por isso, lembre-se de estimular avaliações e indicações. 
  • Mantenha contato com seus hóspedes, mesmo após a venda. Esteja presente e bonifique reservas recorrentes. 
  • Responda! Pode parecer básico, mas é um erro comum ignorar comentários e avaliações da audiência que você investiu tanto para conquistar. 

Dicas para quem já começou 

Para quem já investe em marketing há algum tempo e possui uma estratégia de atração, mas quer melhorar os resultados, separamos algumas dicas e análises que podem ajudar. 

Vamos começar por: ações frequentes tendem a performar melhor do que ações pontuais. Elas mantêm o seu público aquecido, facilitando uma abordagem comercial, e proporcionam inteligência já que estão coletando dados frequentemente.  

Utilizar plataformas como o RD Station Marketing, por exemplo, garante que você possa personalizar ainda mais sua estratégia de atração através de landing pages e pop-ups. Após atrair e conquistar seus contatos, a ferramenta permite a gestão e segmentação para um relacionamento mais inteligente. Mandar seus contatos diretamente para o WhatsApp, sem um controle, talvez não seja a melhor opção a longo prazo.  

Mas, acima de tudo, é importante que você analise os dados que já possui. Se você já investe há algum tempo no marketing do seu hotel, certifique-se de que está acompanhando o retorno sobre o investimento, quais resultados essas ações estão gerando e utilize eles para tomar decisões mais assertivas. Isso fará você economizar muito.  

Fuja do erro: evite focar apenas em vendas e descontos. 

  • Focar na divulgação da marca para novos públicos é igualmente importante para expandir a presença do seu hotel no mercado. 
  • Olhe para suas avaliações, identifique os diferenciais que seus hóspedes mais valorizam e faça ações voltadas ao posicionamento. 

Para você voar mais longe 

O papo de hoje foi extenso, mas repleto de dicas que, quando aplicadas, vão mudar completamente as suas vendas. Se você gostou desse tema e quer ir ainda mais longe, separamos alguns conteúdos complementares que podem ajudar você se antecipar e entender um pouco mais sobre reputação online. 

  • Seu aliado no planejamento: Use o Calendário de Marketing Hoteleiro para ter uma visão ampla na hora de planejar e se antecipar. 
  • O que estão falando? Aprenda sobre reputação online, confira esse post e saiba sobre a importância das avaliações na atração. 

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