Atendimento online e o impacto nas reservas do hotel

A era digital trouxe uma infinidade de novas possibilidades e desafios. Uma dessas mudanças é a forma como os negócios são conduzidos e como os clientes interagem com as empresas. Nesse cenário, o atendimento online tornou-se uma ferramenta indispensável para muitos setores, e a hotelaria não é exceção. 

Neste artigo vamos explorar o atendimento online no setor hoteleiro e como ele influencia as reservas de hotéis. Então, bora começar! 

O que é o atendimento online? 

O atendimento online é sobre a entrega de assistência aos clientes por meio de canais digitais. Isso pode incluir chatbot, e-mail, redes sociais ou outros canais de mensagens instantâneas. 

Ou seja, um atendimento online é aquele feito de forma totalmente virtual, com ou sem a ajuda de um atendente humano por trás. Esse modelo está cada vez mais introduzido no universo hoteleiro, e não é à toa, já que os ganhos são muitos, tanto para a equipe quanto para os hóspedes! 

A importância do atendimento online para hotéis 

Com a popularidade dos dispositivos móveis e do e-commerce, os clientes esperam poder entrar em contato com as empresas a qualquer momento e em qualquer lugar, afinal, isso garante rapidez e conforto a eles.  

Contar com atendimento online pode, inclusive, impactar diretamente nas suas estratégias de marketing, mostrando ao seu futuro hóspede que você proporciona diferentes experiências no seu atendimento, dando a ele a opção de escolher por qual canal de comunicação ele deseja te contatar. 

Para hotéis, oferecer atendimento online não é mais uma opção, mas uma necessidade que precisa ser percebida pelos hoteleiros. Seus hóspedes querem atendimentos ágeis, que solucionem suas dúvidas com eficiência e que para isso não precisem perder tempo em ligações. 

Mas calma, isso não quer dizer que você precisa aposentar os telefones do seu hotel. Aqui, é importante ter em mente que o seu meio de hospedagem pode ter diversos públicos, com diversos gostos e hábitos. Sendo assim, quanto mais diversificado for o seu atendimento, maiores as chances de alcançar diferentes hóspedes, agradando a todos. 

Como o atendimento online influencia as reservas de hotéis 

Um atendimento ao cliente eficaz pode fazer toda a diferença na escolha por um hotel. Quando têm suas perguntas respondidas prontamente e seus problemas resolvidos rapidamente, eles se sentem mais confiantes em fazer uma reserva. 

Alguns hotéis estão aproveitando ao máximo o atendimento online para aumentar suas reservas. E aqui vale o uso de chatbots, que contam com o incrível apoio da Inteligência Artificial, e redes sociais para responder às perguntas dos futuros hóspedes em tempo real, oferecer recomendações personalizadas e até mesmo processar reservas. Vamos ver alguns exemplos disso: 

  • Asksuite 

É impossível falar em chatbot e não citar o nosso parceiro, afinal, a Asksuite é referência em assistentes virtuais para a hotelaria. Através desse chatbot você garante comodidade e agilidade ao usuário, o que proporciona uma excelente experiência de atendimento ao seu futuro hóspede. 

Com essa plataforma você ainda garante respostas 24/7, gestão e controle, integração com diversas plataformas, personalização, respostas em diferentes idiomas e muito mais. Tudo isso de forma natural e segura, permitindo intervenção humana, ou seja, é um trabalho em conjunto, evitando equipes sobrecarregadas e otimizando seu atendimento. 

  • Motor de reservas 

Contar com o apoio de um motor de reservas para o seu atendimento online pode fazer toda a diferença no aumento de reservas diretas no seu hotel. Com ele você dá liberdade aos seus hóspedes a realizarem os próprios agendamentos, evitando que a sua equipe sofra com grandes demandas. 

Além disso, se torna mais um canal para alcançar os diferentes públicos que falamos anteriormente, já que é a porta de entrada para aqueles viajantes que preferem fazer suas reservas de forma independente, sem precisar entrar em contato com um atendente humano. 

  • Automação 

Esses dois exemplos acima já falam sobre automação por si só, mas aqui é importante lembrar do quanto o uso de ferramentas com esse objetivo pode simplificar o dia a dia do seu meio de hospedagem. 

Isso acontece porque ela permite rapidez, padronização e otimização dos seus processos e, quando se trata do atendimento online, proporcionam conforto para toda a equipe do hotel, desde quem está ali na linha de frente quanto para quem cuida da gestão. 

  • Criação de conteúdo 

Ao fornecer informações relevantes sobre o hotel, como serviços oferecidos, comodidades, localização, atrações próximas e o que fazer no destino, é possível responder antecipadamente a muitas dúvidas que os viajantes possam ter. Isso ajuda a direcionar o atendimento para questões mais específicas relacionadas à reserva e torna o processo mais ágil. 

Além disso, a criação de conteúdo através de blogs, por exemplo, permite destacar os diferenciais do hotel e experiências únicas oferecidas aos hóspedes. Isso pode despertar o interesse dos viajantes em realizar a reserva, ao invés de perguntar sobre questões básicas do hotel.  

Ou seja, investir na criação de conteúdo relevante e atrativo é uma estratégia essencial para otimizar o atendimento online, direcionar as perguntas dos potenciais hóspedes para questões mais específicas e aumentar as chances de conversão em reservas diretas. 

O futuro do atendimento online em hotéis 

O atendimento online está aqui para ficar, e você como hoteleiro precisa estar por dentro dessas transformações. Afinal, o atendimento, seja ele online ou não, desempenha um papel vital na indústria hoteleira. No caso do online, ele não apenas melhora a experiência do cliente, mas também pode ter um impacto significativo nas reservas de hotéis. 

Então a dica que fica aqui é: não deixe de se atualizar sobre a evolução do mercado, entenda e aproveite as ferramentas digitais para garantir ganhos ao seu meio de hospedagem. Assim, além de conquistar vantagens e benefícios especiais propostos pela tecnologia, você atrai mais hóspedes e garante a eles um atendimento online exclusivo, que só o seu hotel tem a oferecer. 

Invista em atendimento online e conte com essa estratégia para impulsionar o seu hotel através do marketing. Venha bater um papo com a gente e vamos juntos mostrar aos seus hóspedes que você quer entregar a ele a melhor experiência em todas as etapas dessa jornada!

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