Anúncios para hotéis: 5 dicas práticas para quem quer começar

Começar a investir em anúncios para hotéis não é uma tarefa simples, principalmente se você tem pouca ou nenhuma experiência na área. E tudo se torna mais desafiador quando falamos de ações de marketing digital de investimento direto, ou seja, que precisam de verba disponível para que as campanhas fiquem ativas, e em um mercado que muda e se atualiza constantemente.  

Mesmo assim, não se deixe levar pelas dificuldades, afinal, trabalhar com anúncios pagos para divulgar o seu meio de hospedagem na internet é algo imprescindível hoje em dia. Com consumidores que estão praticamente 24h com um smartphone por perto, essa se tornou uma maneira mais do que eficiente para gerar reservas diretas e receita para resorts, hotéis e pousadas. 

Nesse texto preparamos um conteúdo completo para você ficar por dentro das 5 dicas que julgamos essenciais para começar a investir nos anúncios para o seu hotel. Boa leitura! 

Se você já está investindo em anúncios pagos, recomendamos que você leia também esse outro artigo que está publicado aqui no blog da Tribuzana. Nele trouxemos algumas dicas para quem tem campanhas ativas e quer aperfeiçoar os resultados. 

1 – Google e Meta Ads: Quais as diferenças e como usar 

Diariamente, seja no Google ou em uma de suas redes sociais, você certamente é bombardeado por anúncios pagos de acordo com os seus interesses. Pois saiba que eles se tornaram indispensáveis em ambos os canais, claro que cada um com suas próprias características. 

A principal diferença entre o Google e o Meta (Grupo de redes sociais do Facebook) fica justamente pelo canal, afinal, anúncios do Google funcionam na plataforma de busca e pesquisa mais famosa do mundo, e os anúncios do Meta ficam ativos nas redes sociais, como Facebook e o Instagram. 

Além disso, é válido destacar que cada uma dessas plataformas traz características diferentes para os anúncios. Nas redes sociais, o estímulo visual é imprescindível, já que estamos falando de um canal onde você disputará a atenção do público com diversas outras contas. Nesse caso, o Meta Ads é muito mais indicado para campanhas mais “topo” de funil, por se tratar, em muitos dos casos, de um público que está em um estágio muito inicial na jornada de compra, onde o objetivo é atraí-lo até um primeiro contato com o seu negócio. 

Já no Google, na maioria dos casos trabalhamos com anúncios de pesquisa, onde o próprio usuário realiza uma busca por um serviço do seu segmento, no nosso caso a hotelaria, e acaba encontrando seus criativos. Por esse motivo, você está alcançando um público mais propenso a compra, já que ele está em busca de um destino ou hospedagem. 

Mas não se deixe enganar, o Google Ads vai muito além de anúncios de pesquisa, já que é possível realizar campanhas de display, Google Hotel Ads e Google Performance Max

2 – Tipos de campanhas de anúncios para hotéis 

Entre os tipos de anúncios, temos diversas possibilidades, como antecipamos no parágrafo anterior. No próprio Google, você pode trabalhar com anúncios de pesquisa, de acordo com as palavras-chave utilizadas na busca do usuário, na rede de display, com imagens e vídeos, no Google Hotel Ads, tanto no Maps, quanto nos resultados de busca, e remarketing para usuários que já acessaram algum outro material seu. 

E olha que só estamos falando de Google, porque no Meta temos outras possibilidades! As mais populares e práticas postagens patrocinadas, impulsionando um post do seu perfil, anúncios de atração ou conversão em formato de imagem, carrossel ou vídeo, além de poder segmentar seus anúncios entre feed de notícias e stories, cada um com suas características, como o tempo e proporção das imagens usadas. 

3 – Dê tempo ao tempo… E aos resultados 

Como você está começando a investir em anúncios para hotéis, é completamente normal que nos primeiros dias os resultados não estejam de acordo com o esperado. Mas calma, não precisa se preocupar. 

Novas contas de anúncios precisam de “tempo de inteligência”, essa é uma forma que o Google e Meta utilizam para reconhecer a sua conta de anúncios e estudar suas campanhas para que elas se otimizem com o tempo e performem como deveriam. 

É essencial que assim que você publique uma nova campanha, mantenha o acompanhamento constante dos dados e dos criativos ativos. Tenha em mente abrir o gerenciador de anúncios pelo menos uma vez ao dia para ver se está tudo rodando direitinho. 

4 – Não tenha medo de testar: Conheça a ferramenta e entenda seu público 

Quando falamos que SEMPRE podem melhorar, é quase que ao pé da letra mesmo. No marketing digital temos um termo que adoramos falar: a tal da “métrica”, são com métricas que observamos o andamento de uma campanha e é com esses dados que você pode realizar testes nos anúncios que tem ativo. 

Além de aprimorar os seus resultados testando, você também tem a possibilidade de conhecer melhor o comportamento do público, como o canal em que mais costumam interagir, tipos de campanhas que mais tem sucesso, entre outras coisas… Além disso, já que estamos falando de testes, tenha em mente que mesmo que os resultados não sejam tão positivos, esse não foi um teste desperdiçado, já que ele traz inteligência para as suas próximas campanhas. 

Muitas vezes, alterar uma cor muito forte que está em destaque no anúncio já gera um impacto nos resultados, ou tirar um campo de um formulário, facilitando a conversão de novos contatos. 

Por isso a importância de testar as campanhas como um todo, e não apenas o criativo ativo, afinal, seu criativo pode estar com a melhor copy e um vídeo super bem trabalhado, mas se você está enviando o usuário para uma página totalmente diferente, seu investimento pode estar sendo jogado fora. 

Nossa dica é separar uma verba específica para testes nas suas primeiras campanhas, assim você já começa a coletar dados iniciais e a performar. Aqui o objetivo não precisa ser lucro, mas sim conhecimento. 

5 – Fique atento a esses dados para melhorar os resultados de anúncios para hotéis 

Acabamos de falar delas e como adoramos esse papo, cá estão elas de novo. Anúncios pagos geram muuuuuitos dados e quem está começando pode até se perder em meio a tantas siglas. CPC, CPL, CTR e por aí vai… Mas saiba que é preciso ter um foco e saber o que analisar no começo de suas campanhas. 

Separamos uma listinha com 7 métricas essenciais para ficar de olho nos anúncios para hotéis. Ah e se você não está familiarizado com os termos do marketing, temos um glossário que você pode acessar clicando aqui

  • Valor de investimento: Ele é o orçamento das suas campanhas. Tendo um investimento mais baixo, o ideal é focar em poucos anúncios, com um orçamento maior, pode diversificar; 
  • Impressões: As impressões traduzem quantas vezes a sua campanha foi mostrada para os usuários no total e devem estar atreladas as demais métricas; 
  • Custo por clique: Quanto menor o seu CPC, melhor. Ele indica quanto você está pagando para cada clique que teve na campanha em questão; 
  • Custo por lead: Utilizado para medir o valor pago para cada lead gerado através da campanha, indicamos algo entre R$ 15,00 e R$ 20,00; 
  • Conversões/leads: Além de medir o custo dos leads gerados, é importante monitorar quantos leads vieram através de cada campanha, já que o volume é algo relevante também, sem falar na qualidade desses leads, que devem estar de acordo com o seu público-alvo; 
  • Receita e ROAS: Se tratando de campanhas de conversão com foco em vendas, é interessante saber qual a receita gerada através desse anúncio e qual o retorno sobre esse investimento feito. 

Dica bônus: Impulsionamento de posts vs Campanhas de anúncios 

Claro que não poderíamos deixar de dar aquela dica bônus valiosa, né? Para quem está começando a investir em anúncios para hotel, pode parecer muito atrativo fazer o impulsionamento de posts e parar por aí. Porém, saiba que para conseguir resultados mais impactantes, principalmente voltados para reserva, é preciso dar um passo além e trabalhar com campanhas mais “completas e complexas”. 

E não estamos dizendo que não é importante impulsionar posts, longe disso, afinal, essa é uma boa maneira de atrair mais público para o seu meio de hospedagem, mas se você almeja utilizar com mais profissionalismo os anúncios pagos, a nossa sugestão é buscar campanhas de diferentes formatos e em diversos canais utilizando o gerenciador de anúncios como ferramenta de marketing

Conte com a gente para começar os anúncios do seu hotel 

Para finalizar o texto de hoje, temos uma última dica para começar com o pé direito o seu investimento em marketing. A Tribuzana tem uma série de serviços e expertise para que o seu negócio se destaque entre os demais com anúncios pagos. Além de campanhas que executamos com os nossos clientes, temos o Seu Hotel no Google, uma maneira de investir em campanhas de forma inteligente e prática. 

Conheça mais sobre essa e outras soluções que nós oferecemos aqui em nosso site. Caso queira ler especificamente sobre o Seu Hotel no Google, fique à vontade para acessar a página desse serviço. 

Materiais hoteleiros

Conteúdos recentes

O relacionamento na prática

O relacionamento na prática

Este é o seu momento de se preparar para lapidar um diamante bruto. Nessa sexta edição da Marketing + Hoteleiro, continuando nossa jornada no tema do relacionamento na hotelaria.  Aqui, vamos explorar como aplicar de forma prática e eficaz as estratégias de...

Construindo relacionamentos transformadores

Construindo relacionamentos transformadores

A quinta edição da Marketing + Hoteleiro veio especialmente pra você mergulhar no tema de relacionamento e sua importância na hotelaria. Aqui, vamos explorar como nutrir e fortalecer laços com os clientes, desde a primeira interação até o pós-check-out, em busca de...

Glossário hoteleiro: termos técnicos que você precisa conhecer

Glossário hoteleiro: termos técnicos que você precisa conhecer

Fala, hoteleiro! Sabemos que o mundo da hotelaria é cheio de termos técnicos que, às vezes, parecem estar em outro idioma. Então, assim como fizemos o artigo com os 30 principais termos do marketing digital para a hotelaria, agora preparamos esse glossário hoteleiro...

Se inscreva em uma newsletter feita para a hotelaria!

Receba todos os meses no seu e-mail, repleta de dicas, reflexões e estratégias.

Confira outros conteúdos

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo e melhorando suas estratégias acessando outros conteúdos. Estamos constantemente adicionando novas publicações trazendo sempre estratégias práticas e novidades exclusivas para meios de hospedagem.

Conteúdos educativos
Logo Tribuzana Marketing Hoteleiro

Uma agência especialista em Marketing Hoteleiro com soluções completas para resorts, hotéis e pousadas conquistarem mais reservas diretas!

Tribuzana Marketing Hoteleiro Ltda
25.328.155/0001-82

Nossos serviços

Reserva Relâmpago

Inbound Marketing Standard

Seu site hoteleiro

Conteúdos para site hoteleiro

Análise completa do seu site hoteleiro

Blogposts para hotelaria

Seu hotel no Google

Materiais Gratuitos
Selo RD Station Platinum
Google Partner Selo
Selo Asksuite