[Blogpost atualizado em 2024]
O marketing tem se mostrado cada vez mais importante para hotéis e pousadas. Diante disso, investir em ferramentas de marketing digital para hotelaria tem se tornado uma tarefa imprescindível para o sucesso das suas ações e campanhas.
E quando falamos de ferramentas de marketing, os benefícios não estão só nos resultados finais. Mas também na organização e diminuição dos esforços necessários para realizar processos de marketing hoteleiro e facilitar as análises para criação de próximas campanhas e ações.
Nesse post você vai conferir as principais ferramentas de marketing digital que são utilizadas pelos meios de hospedagem, e algumas recomendações de ferramentas que utilizamos com nossos clientes para gerar os melhores resultados.
01 – Ferramenta de marketing digital: CRM
Um sistema de CRM, é uma ferramenta de marketing, onde resorts, hotéis e pousadas podem otimizar e automatizar suas ações, e ainda gerenciar o relacionamento com os clientes.
Um software de CRM recolhe e agrupa diversas informações sobre seus clientes em um só lugar, para facilitar o relacionamento de sua empresa com o público. E é a partir de ações que incluam um CRM que você irá gerar diversas novas oportunidades de vendas. Além de facilitar o acompanhamento dos clientes no processo de compras (Follow-ups). E em um momento pós-venda, conseguirá manter o contato através de estratégias voltadas para fidelização.
O RD Station CRM, por exemplo, é uma ferramenta de marketing digital completa que centraliza suas informações e ações em um só lugar. Com ele você pode acompanhar o desempenho das ações em tempo real e ainda consegue seguir cada passo da jornada de compra de seus potenciais clientes, aplicando com mais exatidão esforços em campanhas e ações de maior interesse.
Além disso, o CRM da Letsbook também é uma excelente ferramenta. Ela auxilia na automação da sua comunicação, possibilita a criação de um vínculo para ter mais contato com o seu hóspede durante o ano inteiro, garante que você conheça o perfil do seu cliente para gerar ações eficientes e ainda facilita a fidelização e alcance de novas reservas em seu meio de hospedagem.
02 – Assistente virtual (chatbot) e gerenciador de atendimentos
Os Assistentes Virtuais ou Chatbots, são ferramentas de comunicação rápida e efetiva com seus clientes nos canais online. Esses softwares são programados para responder automaticamente todas as mensagens que você recebe de maneira personalizada, mas também é uma ferramenta que está cada vez mais aprimorando suas funções e trazendo constantes novidades para os seus usuários, ou seja, indo muito além de um assistente virtual.
Ao programar um Assistente Virtual, as mensagens que você recebe em determinadas plataformas são respondidas automaticamente para seus clientes, a partir de respostas pré-definidas, permitindo que a equipe do seu hotel possa se dedicar a outras tarefas e tomem a frente do atendimento somente quando necessário, o que evita sobrecarga para o seu time, além de permitir o atendimento de uma demanda maior sem que o seu hóspede fique esperando para ser atendido.
Assim, você pode perceber que, para hotéis e pousadas, o uso de Assistentes Virtuais é muito útil, principalmente se tratando de perguntas frequentes e consultas para futuras reservas, porém, como citamos anteriormente, as funcionalidades vão muito além. Essas ferramentas podem dar informações sobre o destino em que você está inserido, sobre o próprio meio de hospedagem, interagir em vários idiomas e contar com integrações que facilitam ainda mais o seu dia a dia como hoteleiro.
Se tratando de Assistente Virtual para meios de hospedagem, o Asksuite é um grande parceiro aqui na Tribuzana, e domina o mercado de chatbots nesse segmento. Com essa ferramenta voltada para o mercado hoteleiro, é possível reduzir grande parte da demanda operacional, agilizar as vendas de um hotel ou pousada, principalmente reservas diretas pelo motor integrado, facilitar cotações, proporcionar um atendimento 24/7 e monitorar as estatísticas de desempenho, por exemplo.
Com o assistente da Asksuite, também é possível contar com integrações com o seu WhatsApp Business, proporcionando um atendimento personalizado e trazendo conforto e segurança para o usuário, a fim de aprimorar a experiência na jornada do hóspede.
Além disso, possui estratégia omnichannel na gestão de atendimento na hotelaria, capaz de encantar e fidelizar hóspedes através da Inteligência Artificial (IA) e a automação nos seus processos, já que entrega ao seu público uma experiência integrada e padronizada nos canais de comunicação em que o seu meio de hospedagem está inserido, sendo muito mais do que um simples assistente virtual.
Mas não para por aí, o gerenciamento de atendimento também simplifica o dia a dia interno, garantindo uma melhor experiência aos gestores, pois possibilita realizar acompanhamentos dos atendimentos realizados em um só lugar. Assim, a equipe gestora pode definir regras de distribuição para o time, os horários de atendimento, acompanhar métricas de comportamento do público, e muito mais!
03 – Ferramentas de marketing digital para hotelaria: gestão com PMS
Um Sistema de Gerenciamento de Propriedade (PMS) é, sem dúvida, uma das principais ferramentas para hotéis e pousadas. Com um PMS você consegue gerenciar e administrar todos os processos e ações de seu meio de hospedagem.
A partir desse sistema, sua equipe pode controlar os check-ins e check-outs, fazer novas reservas, e administrar alguns processos como o valor das tarifas em diferentes momentos. Ao utilizar um PMS completo, é possível gerenciar processos mais complexos como da receita e despesas.
O principal benefício de utilizar um PMS está no atendimento de seu hotel ou pousada, com ele você agiliza os processos e aumenta a experiência do hóspede com seus serviços.
Com o THEX PMS da TOTVS, é possível gerenciar o dia a dia das operações do seu meio de hospedagem, automatizando seus processos de reservas, cálculo de tarifas e demais processos de gestão, tudo na nuvem, facilitando a sua rotina. A TOTVS, que também faz parte do time de parceiros Tibuzana, tem uma oferta conjunta que traz todo o ecossistema do seu hotel, para isso, conta com parcerias com o RD Station Marketing e o Silbeck, software de gestão hoteleira, proporcionando toda integração necessária para o seu negócio.
04 – Gestor de Canais e motor de reservas na hotelaria
Como o próprio nome já sugere, um gestor de canais administra a venda e suas tarifas entre diversos sistemas de vendas, como seu motor de reservas e as OTA’s (Online Travel Agencies) que você utiliza.
Ao utilizar essa ferramenta, você consegue atualizar o valor de suas tarifas em diferentes canais de uma forma muito mais prática. Em poucos cliques você atualiza sem precisar mexer em diversas OTA’s individualmente.
Outra grande integração que um gestor de canais pode fazer para seu meio de hospedagem é em relação ao bloqueio da disponibilidade automaticamente, evitando assim que o mesmo apartamento seja vendido para outro cliente. Por exemplo, se uma pessoa reservar um quarto de seu hotel para a primeira semana de dezembro diretamente em seu motor de reservas, em todas as outras plataformas essa data se encontrará fechada, impossibilitando o overbooking.
Já o motor de reservas, é um sistema que deve ser visto como a loja online própria de seu hotel ou pousada. Ao utilizar um motor de reservas integrado ao gestor de canais e a um PMS, você otimiza e automatiza seu processo de reservas e a organização das vendas de seu meio de hospedagem.
Se tratando de gestores de canais, temos várias opções parceiras da Tribuzana, como a TOTVS, Foco Multimídia, LetsBook e a Silbeck, todas com a proposta de proporcionar a gestão hoteleira, mas cada uma com suas especificidades e características únicas, capazes de ajudar no dia a dia do seu meio de hospedagem.
Com a gestão hoteleira proporcionada pela TOTVS você encontra tudo que a sua administração precisa, em busca de gerar melhores atendimentos aos seus hóspedes, desde o backoffice até o marketingo do seu meio de hospedagem.
O sistema TOTVS possui inventário, gerenciador de reservas, planning, automação de marketing, captura de contatos, diagnóstico de marketing digital, controle de ativos fixos, fast check-in e muito mais!
A Foco Multimídia atua com um sistema integrado, contando com diversas funcionalidades em um único software, entregando facilidade, eficiência e praticidade para a sua rotina, garantindo uma gestão otimizada.
Entre suas soluções encontram-se o site hoteleiro, motor de reservas, gestor de canais, gestão de pagamentos, web check-in, sistema de avaliações, aplicativos para o hóspede, sistema de fidelidade, e muito mais, tudo pensado para uma boa experiência entre você e o seu cliente.
Com a Letsbook você encontra uma ferramenta que otimiza suas conversões e ainda cria uma relação com o seu hóspede, promovendo facilidade a eles e flexibilidade, dinamicidade e otimização das estratégias do seu hotel, além de fazer integração com outras plataformas, como Google Hotel ADS, PMS, Tripadvisor e outros.
Assim, a Letsbook é um e-commerce para a hotelaria, proporcionando soluções que garantem vendas diretas, flexibilidade de tarifas, relacionamento com seus clientes, automação de pagamentos e experiência, para que você possa vender mais e diretamente, aumentando os lucros, reduzindo comissões e fidelizando seus hóspedes.
Já o software de gestão hoteleira da Silbeck proporciona um controle personalizado da sua gestão, de modo intuitivo, fácil e com integrações fundamentais para aprimorar a qualidade do seu negócio.
Suas soluções são completas, contando com otimizações no fluxo de hospedagem, smart check-in, camareira eletrônica, web gestor, controle de pagamentos fáceis para você e seu hóspede, motor de reservas, e outros!
Como você pôde perceber, nossos parceiros de gestores e motores de reserva atendem a diferentes necessidades do seu dia a dia, além de serem direcionados para diferentes portes de meios de hospedagem, desde pequenas pousadas e residenciais que estão começando suas ações, até grandes redes.
05 – Sistemas de automação de marketing
Não é de hoje que reduzir os esforços e aumentar a produtividade, se transformou em uma meta na hotelaria.
Com um sistema de automação de marketing, você consegue se relacionar com seus atuais e futuros hóspedes até o momento da pós-venda de uma maneira muito mais simplificada.
Como o próprio nome já diz, essas ferramentas de marketing digital para hotelaria permitem que você automatize alguns processos de sua estratégia de marketing hoteleiro. Mas quem pensa que é apenas isso, está muito enganado. Além da automação, esses sistemas ajudam sua empresa a se comunicar de maneira personalizada e segmentada de acordo com o público desejado. Dessa forma você alcança melhores resultados e prepara melhor seus leads para a compra.
Com um sistema de automação, você consegue se relacionar com seu futuro cliente desde o primeiro momento, tendo a possibilidade de qualificar melhor seu lead através da automação de marketing.
Como nossa principal preocupação é em relação aos resultados e satisfação dos clientes, a Tribuzana Marketing usa e recomenda o RD Station Marketing. Essa ferramenta permite integração com diversas outras plataformas, como o próprio RD CRM.
Com estratégias baseadas nos resultados obtidos usando o RD Station Marketing, conseguimos identificar diversas oportunidades de vendas para nossos clientes, automatizar diversas ações e estratégias de marketing hoteleiro, e ainda analisar os resultados obtidos para tomar as decisões no momento certo.
06 – Canal de comunicação direta com ferramentas de marketing digital para hotelaria
No marketing hoteleiro, a comunicação direta com seus hóspedes é de extrema importância. Quando falamos de ferramentas de marketing digital para hotelaria pensadas para comunicação direta com clientes, o WhatsApp é uma ferramenta que deve estar presente nas estratégias.
Ao utilizar o WhatsApp Business, você mantém um canal de comunicação rápido e efetivo com seus clientes, que deve ser utilizado pelos meios de hospedagem. O Asksuíte possibilita integração direta com o WhatsApp, assim você pode fazer suas campanhas e realizar disparos em massa para os viajantes de uma única vez, como a divulgação de novos pacotes promocionais, disponibilidades, descontos e muito mais.
Para conhecer mais sobre as funcionalidades do WhatsApp como ferramenta de marketing digital para hotéis e pousadas, leia nosso post completo clicando aqui.
07 – Monitoramento de reviews
Fazer o controle e monitoramentos dos feedbacks dos seus hóspedes é fundamental para o seu meio de hospedagem, e aqui na Tribuzana nós falamos bastante sobre esse assunto, pois sabemos que essa é uma das partes chave na jornada do hóspede.
Em muitos casos, os reviews servem como decisores de compra para que futuros hóspedes encontrem a opinião de ex-clientes do seu estabelecimento, avaliando experiências passadas para que possam entender se escolher você é a melhor opção com base na vivência de outros hóspedes.
O Eu Avalio é o gestor de reviews da Foco Multimídia, e é um dos mais completos no mercado, através dele você pode verificar seus pontos fortes e fracos, facilitando uma visão do seu meio de hospedagem para melhorar a qualidade dos seus serviços e setores, como restaurante, acomodações e áreas de lazer, por exemplo.
Com ele você identifica a insatisfação do hóspede enquanto ele ainda está hospedado, melhora a reputação do seu hotel em todos os canais de reservas online, demonstra o quanto seu hotel está preocupado com o bem-estar dos hóspedes, ajuda a identificar problemas com a prestação de serviço do seu hotel em cada setor, pode fazer uso das avaliações positivas para promover a imagem do seu hotel e ainda otimiza o investimento nos setores e serviços que geram insatisfação nos hóspedes.
Quer saber como aumentar suas vendas divulgando os atrativos turísticos de sua cidade? Leia nosso post completo clicando aqui.
Dica bônus: pense sempre na integração possível entre as ferramentas de marketing digital para hotelaria
Como você viu, as ferramentas que apresentamos aqui fazem diversas integrações com outras ferramentas de marketing digital para hotelaria, isso possibilita que você ganhe tempo na sua rotina e tenha as informações sempre reunidas em um único lugar, evitando perdas e garantindo a segurança dos seus hóspedes.
As automações de WhatsApp dentro do RD Station ou a união entre as avaliações recebidas pelo Booking com o Eu Avalio da Foco Multimídia, por exemplo, ao todo são modelos de 4 plataformas diferentes, mas quando você as utiliza de maneira integrada, só precisa acompanhar uma delas (ou duas no caso dos nossos exemplos).
É como se entre várias ferramentas, cada uma falasse uma linguagem, mas que se comunicassem entre si, já que estão ali pelo mesmo objetivo: facilitar o dia a dia e oferecer a melhor experiência para o seu visitante. Em meio a essas ferramentas, a Tribuzana participa ativamente dessas integrações, tudo para tornar a vida dos hoteleiros mais produtiva e ativa!
Agora que você já conhece as melhores ferramentas de marketing digital para utilizar em seu meio de hospedagem, mas ainda assim não sabe como alcançar os melhores resultados utilizando marketing hoteleiro, entre em contato agora mesmo com a Tribuzana Marketing. Somos uma agência com estratégias focadas em marketing hoteleiro. Com quase 10 anos de experiência em marketing para resorts, hotéis e pousadas, conseguimos posicionar nossos clientes como destaque no mercado em que atuam.