05 motivos para conhecer a jornada de compra na hotelaria

05 motivos para conhecer a jornada de compra na hotelaria

A jornada de compra, ou jornada do hóspede como chamamos, é algo que está presente desde o início da atividade hoteleira, mas há muito é negligenciada pelos empresários e gestores do ramo. Por mais que foram feitos estudos sobre esse conceito nos últimos anos, ainda é preciso que resorts, hotéis, pousadas e outros tipos de hospedagens considerem a jornada de compra nas suas estratégias.

Esse é um tema que amamos falar aqui na Tribuzana, tanto que já montamos palestras e temos uma página exclusiva sobre o tema em nosso site, além de um conteúdo completo e uma aula com mais de uma hora de duração, onde detalhamos cada uma das etapas que fazem parte da jornada do hóspede. Por isso, se prepare para conhecer na sequência os principais motivos para dedicar um tempo de estudos para entender todas as etapas que envolvem a experiência do seu hóspede.

Boa leitura!

O que é a Jornada de compra do hóspede?

Se você não sabe do que estamos falando, a jornada de compra se trata de toda a experiência que um hóspede vive desde o momento em que decide (ou descobre) que irá viajar. Essa caminhada conta com diversas etapas que podem ser exploradas nas ações de marketing e vendas para que esse viajante escolha o seu meio de hospedagem o ideal.

A jornada de compra do hóspede, vai muito além de reservar e se hospedar, existem etapas que antecedem a reserva e outras que continuam após o check-out. Além disso, quando bem feita, a jornada se repete, já que com as estratégias certas, você oferece uma experiência única e fideliza seus hóspedes, estimulando reservas recorrentes no seu hotel.

1. Estratégias mais eficientes: Marketing do início ao fim com a Jornada de compra

O primeiro ponto a ser destacado é que com uma jornada de compra bem alinhada, você terá como trabalhar com ações de marketing mais completas, desde o primeiro contato do possível hóspede, até o relacionamento pós-venda.

Com isso, você terá mais dados para analisar, conseguirá tomar decisões mais assertivas e ter estratégias para aperfeiçoar a atração, relacionamento e fidelização dos hóspedes.

2. Posicionamento e destaque: Saia na frente da concorrência

Como destacamos anteriormente, esse é um elemento pouco explorado nas estratégias dos meios de hospedagem, por isso terá a possibilidade de sair na frente dos seus concorrentes e com ações mais assertivas, que trabalham com a experiência do hóspede.

Tendo o conhecimento sobre a jornada de compra do seu hóspede, você se posiciona logo nas primeiras etapas, antes mesmo do hóspede pensar onde irá se hospedar, você já estará gerando valor.

O posicionamento é algo que irá destacar seu meio de hospedagem e fazer com que os possíveis clientes escolham se hospedar com você, ao invés de outras opções da região em que está localizado que fazem não se relacionam com o cliente, não possuem ações de pré check-in ou não trabalham o pós-venda.

3. Aumente seu ticket médio: Explore as possibilidades de up-sell

Com a jornada de compra bem alinhada, você pode aumentar o ticket médio oferecendo, nos momentos certos, adicionais e melhorias de categorias para seus hóspedes. Através disso, você, além de ter uma receita maior em diferentes reservas, ainda pode aprimorar a experiência dos seus clientes, melhorando a percepção deles com relação ao seu atendimento e serviços.

Esse processo pode ser feito em diferentes momentos antes da reserva ser efetuada, antes do check-in ser realizado e durante a estadia do hóspede.

4. Fidelize mais hóspedes com a jornada de compra: Mais recorrência ao longo do ano

Outro motivo para você investir na jornada de compra é a possibilidade de fidelizar mais clientes. Entre as etapas, temos uma seção inteira exclusiva para o pós-venda, onde temos algumas estratégias que podem entrar em ação para manter o relacionamento após o check-out e estimular esse hóspede a voltar a se hospedar com você, ou até mesmo recomendar para os seus amigos e familiares.

5. Melhore sua reputação online: Trabalhe com comentários e avaliações

Para finalizar, com a jornada de compra bem alinhada dentro do marketing e vendas do seu hotel, é possível melhorar a reputação online com o uso de avaliações e comentários online deixados em plataformas como o Google e TripAdvisor.

Através disso, você terá mais autoridade, visibilidade e conhecimento de quais os principais pontos de melhoria que devem ser levados em consideração para aprimorar a experiência dos hóspedes.

Sem contar que, com um conhecimento aprofundado da jornada de compra do seu hóspede, você pode gerenciar possíveis crises, coletando feedbacks e melhorando a experiência do seu cliente durante a hospedagem, evitando uma avaliação ruim nos canais digitais.

Como mencionamos lá no início do conteúdo, no site da Tribuzana você encontra uma página completa onde falamos sobre etapas da jornada de compra e ações que podem ser tomadas para que o seu hóspede tenha a melhor experiência possível desde o primeiro contato com a sua empresa. Você pode acessá-la clicando aqui

Ah, e lá no final dá página você encontra a Suli, nossa atendente virtual que ajudará os hoteleiros que estão interessados em ter resultados melhores e acesso a cada uma das etapas da jornada completa, com um passo a passo exclusivo e vídeo aula fechada. 

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto e quer saber sobre como a Tribuzana pode ajudá-lo a aplicar estratégias para aprimorar a jornada de compra dos seus hóspedes? Agende uma conversa com a nossa equipe de especialistas. Estamos preparados para atendê-lo e te auxiliar! 


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