Marketing: do tradicional ao digital

O Marketing digital chegou e hoje é amplamente utilizado por empresas de todos os setores que possuem presença na internet. Mas como fica o marketing tradicional nesse novo contexto empresarial? Marketing digital e marketing tradicional não concorrem entre si. Um não anula a presença do outro. Pelo contrário! Ambos complementam suas funcionalidades e juntos produzem os resultados que as empresas tanto almejam.

 

Marketing digital e Marketing Tradicional: Qual a diferença?

Vamos começar descrevendo o que é marketing tradicional. Esse formato engloba todas as técnicas offline de marketing: TV, rádio, materiais impressos, telemarketing, entre outros.  O objetivo do marketing tradicional é atingir o maior número de pessoas para tentar vender um produto, ou seja, ele trabalha com grandes massas.

O Marketing Digital, por sua vez, engloba as técnicas desenvolvidas no meio online. O destaque vai para as diversas ferramentas digitais como redes sociais, sites, blogs, publicidade em sites de busca, spots para plataformas de streaming, entre outros. O objetivo aqui é atrair e fidelizar clientes, trabalhando de uma maneira mais pessoal e específica, tratando o cliente como único.

Marketing Digital e Marketing Tradicional não precisam ser rivais! Muita gente coloca um contra o outro, mas não é bem assim que a coisa funciona. É possível investir em ambos, inclusive, é recomendado investir nas duas formas, pois eles se completam. A internet pode ser usada como complemento para uma estratégia de marketing que envolva TV, rádio e materiais impressos, por exemplo.

Mas, ambos os marketings, tradicional ou digital, podem funcionar sozinhos, apesar de que, nos últimos tempos, ser muito difícil imaginar uma estratégia de marketing que não englobe o meio digital. Inclusive, é muito mais comum ver estratégias de marketing digital funcionarem sozinhas.

 

marketing digital x marketing tradicional

 

 

Diferenças entre Marketing Digital e Marketing Tradicional

A grande diferença entre eles é justamente a maneira de tratar o público. Enquanto o Marketing Tradicional trabalha com uma grande quantidade de pessoas de uma única vez, o Marketing Digital busca atingir cada pessoa de maneira diferente. Isto não quer dizer que não é possível atingir um grande número de pessoas na internet.

Além disso, existem algumas diferenças fundamentais, como por exemplo: o marketing tradicional é muito bem estruturado, geralmente, se cria um grande planejamento de mídia, antes de qualquer campanha ir ao ar. No marketing digital, é diferente, o planejamento é mais imediatista, por isso, as campanhas acabam sendo menos bem estruturadas.

Outra diferença é justamente o imediatismo do Marketing Digital. Enquanto as campanhas do Marketing Tradicional são trabalhadas a longo prazo, na internet, tudo funciona em tempo quase que real. No mundo online, se algo está fazendo sucesso hoje, amanhã pode cair no esquecimento.

A maneira de se relacionar com o público na internet é muito mais pessoal. Por isso, a linguagem usada no Marketing Digital é mais descontraída, bem-humorada e sempre tem um tom de inovação. Enquanto isso, no Marketing Tradicional, geralmente a linguagem é mais ampla, com o objetivo de cativar mais pessoas ao mesmo tempo.

Entendeu a diferença entre marketing digital e marketing tradicional?

Agora você já pode começar a estruturar as melhores estratégias de marketing para a sua empresa.

Se precisar de ajuda estamos prontos para contribuir no processo do seu sucesso.

 

vamos conversar sobre marketing digital

 

Continue acompanhando o nosso blog e fique bem informado sobre o mundo do marketing digital e as tendências do mercado para a sua empresa.

Até o próximo post!

 

 

Comentários do Facebook
×
Olá, vamos conversar sobre marketing digital?
Fale agora com nossos consultores